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sábado, 23 de março de 2013

Ovo: uma escolha nutritiva

"O ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e excelente fonte de proteína de alta qualidade. Quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo. Possui 13 vitaminas essenciais e minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias. O pacote de benefícios do ovo é extenso (ver tabelas abaixo). Ovo é uma escolha nutritiva, a ciência afirma: o ovo é benéfico à saúde."

Características do Ovo:

 "Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo. É de fácil preparo, digestão e absorção e supre carências de vários nutrientes, incluindo vitamina B12.

É indicado para o controle ou perda de peso: reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos. É também um alimento de baixo custo, é a fonte de nutrientes e de proteínas mais acessível que existe.

Propriedades do Ovo:
Casca: rica em cálcio

Pó da casca de ovos enriquecidos administrados na alimentação de idosos com osteoporose resultou em melhora da densidade mineral óssea."

Nota do blog: Como fazer farinha de casca de ovo: Separar a casca do ovo, lavar bem por dentro e por fora. Depois torrar levemente no forno (cuidado para não queimar!). Deixar esfriar e bater bem no liquidificador, até quase virar pó. Vale a pena deixar juntar várias cascas e fazer o processo de todas juntas. A farinha de casca de ovo tem validade muito longa.

"Curiosidade: A cor da casca indica apenas a raça da galinha.


Clara (porção gelatinosa do ovo): fonte de proteína

Rica em albumina, indicada para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteínas (praticantes de exercícios, p. ex.) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes protéicas.


Gema (parte amarela e central do ovo):  rica em nutrientes como vitaminas e sais minerais

Responsável pelo mito do colesterol, contudo, estudos revelam que o consumo de ovos não aumenta o colesterol sanguineo, fato este observado em grupo de pessoas que consumia 4 ovos por semana.

Fatos: A gema é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina (depressão), antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.

Curiosidade: O colesterol encontra-se apenas no reino animal, portanto, não se justifica colocar o rótulo “sem colesterol” em óleos vegetais e azeites. "


"Um ovo grande contém:

NUTRIENTES
 6 g................ Proteínas (3 g na clara e 3 g na gema)
 5 g............... Gorduras
 28 mg ......... Cálcio
 317 mg .......Vitamina A
 1 mg ........... Ferro
 0,55 mg ...... Zinco

Contém mais de 13 Vitaminas (D, E e K e as de complexo B: B1 – tiamina, B2 – riboflavina, B3 – niacina, B5 – ácido pantotênico, B6 – piridoxina, B9 – ácido fólico e B12 – cianocobalamina)

CALORIAS
 66..........Ovo pequeno (45 a 50 g)
 75..........Ovo grande (55 a 60 g)
 84..........Ovo extragrande (60 a 66 g)

Curiosidades: O ovo contém tudo o que a vida necessita, menos vitamina C."


"Alergias: o ovo é rico em zinco auxiliando no combate a algumas alergias.

Alzheimer: o ovo possui alta concentração de fosfatidilcolina, serina e vitamina B12 que auxiliam na recuperação da memória. O ovo melhora o quociente de inteligência em crianças (Pesquisa da FAO – 1996). É essencial na nutrição de idosos.

Artrites: o ovo atua como antiinflamatório e possui pequena quantidade de ômega-3.

Crescimento e desenvolvimento: a PQQ (pirrolo, quinonina quinona) é encontrada no leite materno e no ovo (clara e gema). Portadores de Alzheimer, Parkinson e demência senil diminuem a produção de PQQ.

Degeneração macular senil ou cegueira da idade: a ingestão diária de 1,3 gema de ovos evita o surgimento da doença.

Doenças Cardiovasculares: eleva o HDL - colesterol (bom) por possuir elevada quantidade de lecitina, impedindo que o colesterol se deposite nas artérias; no intestino, participa da formação da bile, mobilizando triglicerídeos e diminuindo a formação de colesterol.

Alimentação de Atletas: a inclusão de ovos na dieta ajuda a suprir a necessidade de proteínas.

Infecções infantis: relacionadas à bactérias, fungos e vírus são minimizadas com a inclusão na dieta diária de ovos, fortificando o sistema imunológico a partir dos 12 meses de idade.

Gestação e amamentação: o ovo fornece vitaminas do complexo B, ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do tubo neural do feto.

Osteoporose: o carbonato de cálcio oriundo da casca de ovo é bem absorvido pelo organismo, promovendo maior densidade osseomineral.

Parkinson: o ovo fornece cisteína (176 mg por unidade), um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção e no tratamento da doença de Parkinson.

Fontes Bibliográficas:

PUPPIN, Sérgio. Ovo. O mito do Colesterol. Rio de Janeiro: Rio, 2004.
PUPPIN, Sérgio. Doenças Cardiovasculares. Verdades e Mitos. Rio de Janeiro: Rio, 2002.
REVISTA SAÚDE. Ovo. Pode comer todo dia. E o melhor está na gema. Junho/2007.
 REVISTA BOA FORMA. Dieta do Ovo. Agosto/2007."

Texto retirado do site OVOS BRASIL 

"Sobre a OVOS BRASIL

 A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutritivo e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundada em setembro de 2007, a OVOS BRASIL conta com a representação das principais regiões brasileiras produtoras de ovos". A entidade é composta por pessoas físicas e jurídicas, ligadas direta ou indiretamente às atividades do sistema agroindustrial do ovo – www.ovosbrasil.com.br"

Nota do blog: Lembre-se que ovos caipiras são muito mais saudáveis que ovos de granja (esses comprados em supermercados), pois as galinhas de granja criadas confinadas e são alimentadas com ração, as quais contém hormônios, antibióticos e outros aditivos para aumentar a produtividade, que serão ingeridos pelas pessoas, indiretamente, por meio dos ovos. Os nutrientes presentes em ambos são os mesmos, mas consumindo ovos caipiras não estaremos ingerindo elementos que podem ser danosos a nossa saúde.

Bora fazer um omelete!!!

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